O Grupo

Clube do Tiro Esportivo

Infante-Centro de Formação e Reciclagem de Vigilantes

Área do cliente

GRUPO PINHEIRO DE SEGURANÇA

Dicas

  • EM CASA

    1. Se você mora em casa, chácara ou lugar afastado ponha o chaveiro de seu carro ao lado de sua cama, principalmente à noite. Caso você ouça algum barulho no jardim ou no quintal, ou ache que tem alguém tentando entrar no imóvel, basta apertar o botão do chaveiro que o alarme do carro dispara e a buzina vai continuar tocando até que você o desligue ou que a carga da bateria se esgote. Avise aos vizinhos e amigos que se isso acontecer liguem para a polícia.

    2. Ao receber ligação telefônica, principalmente de DDD de outro estado, não forneça dados pessoais para pessoas que apresentam promoção de produtos ou informação sobre prêmios e brindes de eventos que você não se inscreveu e nem participou. É golpe! Lembre-se que o identificador de chamadas do seu celular é um ótimo sistema para identificação de golpistas, trotes, ameaças etc.

    3. Criminosos estão ligando dos presídios para a casa do cidadão com a falsa informação de que um parente da vítima foi sequestrado ou sofreu algum tipo de acidente grave. Em seguida, pede que a vítima compre cartões pré-pagos como resgate. Em uma variação deste mesmo golpe, o criminoso pode se fazer passar por um bombeiro ou até mesmo policial, ou pode utilizar informações que, a princípio, o criminoso não poderia ter. Tente localizar, através de outro telefone, a suposta vítima do sequestro ou acidente e peça à pessoa que está fazendo ligação em nome da vítima, informações específicas como: nome completo, identidade, roupa que está usando - qualquer informação que você possa usar para confirmar a história.

  • NA RUA

    1. Tenha sempre em mente que o objetivo do ladrão é patrimonial e não pessoal; ele escolhe as  vítimas pela forma desatenta como se comporta. Portanto, esteja sempre alerta quando estiver na rua.

    2. Evite andar por ruas ou praças mal iluminadas; estabeleça roteiros iluminados e movimentados. Evite também andar próximo a áreas em construção, terrenos baldios, locais desertos ou becos.

    3. Caminhe sempre pelo centro da calçada para evitar ser surpreendida por alguém que esteja escondido na entrada de um imóvel e siga em sentido contrário ao trânsito, porque é mais fácil perceber a aproximação de algum veículo suspeito.

    4. Evite utilizar o celular nas vias públicas para não ser vítima de roubo. Este tipo de crime está aumentando a cada dia.

    5. Anote o número IMEI (Identidade Internacional de Equipamento Móvel) de seu telefone. Este número, único para cada dispositivo móvel em todo o mundo, permite às operadoras desativar o telefone em caso de roubo, inclusive se for trocado o chip SIM. Para ver o código IMEI, digite *#06# no telefone.

    6. Se você achar que está sendo seguida, atravesse a rua ou entre em algum estabelecimento movimentado para buscar ajuda.

    7. Tome cuidado com pessoas que o abordam na rua com promessas de prêmios ou brindes, na grande maioria dos casos não passa de armações;

    8. Ao pressentir a aproximação de estranhos em atitude suspeita entre no primeiro local habitado que encontrar e peça ajuda.

    9. Procure variar seus horários e fazer rotas diferentes para deslocar-se de casa ao trabalho ou escola.

    10. Tenha especial atenção às pessoas à sua volta. Lembre-se: os assaltantes valem-se principalmente do fator surpresa e da desatenção para atacarem suas vítimas.

    11. Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não ter as duas mãos ocupadas. Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto ao corpo e do lado de dentro da calçada para não ser vítima de algum marginal passando de moto ou bicicleta.

    12. Evite ficar tirando dinheiro da bolsa ou da carteira na rua. Separe antes o valor da passagem ou do lanche que vai pagar para não exibir seu dinheiro em via pública.

  • NO CARRO

    1. Dentro do ônibus, coloque a carteira, a bolsa, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo.

    2. Nunca deixe a bolsa à mostra sobre o banco do veículo. Quando estacionar na rua, deixe o seu carro em local mais visível e iluminado. Nunca deixe documentos, talões de cheque, cartões de crédito, etc. dentro do automóvel.

    3. Não permaneça dentro do carro estacionado. Se for esperar alguém, tranque o automóvel e aguarde em local seguro.

    4. Ao se aproximar de um semáforo tente regular a distância reduzindo a velocidade para não ter que parar, mas se não for possível, feche os vidros do veículo pelo menos 500 metros antes, a fim de evitar abordagem de pedintes e de indivíduos que ficam limpando os vidros dos automóveis.

    5. Não utilize adesivos no carro com informações que os bandidos poderão usar para fazer ameaças, tais como: quantidade de integrantes da família, adesivo de faculdade, cidade onde reside (Eu amo Aracaju), da academia de ginástica, etc.

    6. No trânsito, mantenha distância segura do carro da frente para poder sair  numa só manobra, sem bater. Distância segura é poder enxergar pelo menos parte do pneu do carro da frente.

    7. O risco de morrer em roubo num semáforo é absurdamente maior do que em um sequestro. Nessa situação mantenha as mãos no volante e tente comunicar-se, indicando claramente o que vai fazer.

  • EM CAIXAS ELETRÔNICOS

    1. Fique atento a estranhos nas proximidades de caixas eletrônicos e evite sacar dinheiro à noite. Se o cartão do banco ficar retido no caixa eletrônico, não aceite a ajuda de estranhos e providencie seu imediato cancelamento, acionando a polícia.

    2. Desconfie de estranhos com conversa envolvente que tentam aproximação. Os vigaristas estão sempre propondo alguma ajuda e negócios vantajosos em plena via pública.

    3. Tenha cuidado com eventuais esbarrões recebidos no interior de agências bancárias. É uma forma frequente de marcar quem retirou dinheiro. O assaltante fica à espera do lado de fora.

    4. Ao fazer um saque nunca coloque o dinheiro no bolso de trás; e ao sair do banco, olhe bem para todos os lados para ver se não tem ninguém seguindo você.

Endereço: R. D2, 464 - Aruana, Aracaju - SE, 49038-564

(79) 2105-5151

Todos os direitos reservados

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.